1937 -- Na Casa do Estudante do Brasil a criação do primeiro Conselho Nacional

Artigo do MEMOREX sobre história da fundação da UNE
MEMOREX: Elementos para uma História da UNE

giral03.jpg

m 1910, realizou-se, em São Paulo, o primeiro Congresso Nacional dos Estudantes, do qual se tem publicado uma "Polyanthea Comemorativa", mas só em 1937, às vésperas do Estado Novo, foi fundada a União Nacional dos Estudantes.

A idéia de se organizar uma entidade nacional de representação estudantil era antiga. Faltava, contudo, condições materiais e políticas para sua concretização.

Em 1932, após a visita de dois estudantes poloneses, que impressionados com a atuação da Casa do Estudante do Brasil (CEB), convidaram-na a participar dos congressos da "Confederation Internationale des Etudiant", sediada em Bruxelas. Atendendo também a uma exigência estatutária a CEB resolveu convocar e eleger uma diretoria para o seu "Conselho Nacional de Estudantes", com o qual pretendia fazer-se representar internacionalmente como a União Nacional dos Estudantes.

A UNE, seria, assim, um órgão da CEB e a presidência da UNE seria exercida pela presidente da CEB, cargo vitalício ocupado pela Sra. Ana Amélia Carneiro de Mendonça, juntamente como o presidente do Conselho Nacional de Estudantes.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 License