Cansei? Do que?

29/julho/2007

Postado por Beto

A nossa "elite branca", mais especificamente a elite paulistana, finalmente cansou. Estão lançando pela OAB um "Movimento cívico pelo direito dos brasileiros" e batizado como "Cansei". Foi idealizado pelo playboy empresário João Dória Jr., aquele que tem um programa em que entrevista personalidades da high society , promove eventos de cachorros e só fala de dinheiro. Com certeza ele deve estar muito cansado! Outros "cansados" que estão participando são a Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), a agência África de Nizan Guanaes (a qual ganhou 22 milhões de reais do governo para fazer propaganda dos Correios, será que eles se cansaram de ganhar tanto dinheiro público também?), a Philips, é claro a revista Veja e outros membros da sociedade civil e "humilde" de São Paulo que mora nos Jardins e que estão "cansados" de ver crianças fazendo malabares e pedindo esmolas quando esses param seu carro importado no sinal dirigido por um motorista particular.

O cínico movimento se diz apartidário e apolítico. É muita cara-de-pau. Vejamos: João Dória Jr. promoveu jantares milionários para arrecadar fundos para a campanha de Alckmin e é amigo íntimo dos tucanos. Nizan Guanaes da agência de publicidade fez campanha para FHC e José Serra e é marketeiro político do partido. Vale lembrar que as reuniões que idealizaram a campanha foram feitas em hotel luxuoso de Campos do Jordão e passaram por lá banqueiros, industriais, FHC, Serra e Alckmin.

O movimento se diz "pelo direito dos brasileiros", que direitos são esses? João Dória Jr. tem uma fortuna calculada em R$ 70 milhões e fundou um grupo de executivos que tem faturamento de cerca de R$ 200 milhões e controlam "apenas" 40% do PIB brasileiro. Na campanha eles se dizem cansados de tantos impostos e de empresários corruptores. Estranho isso não?

Mino Carta ressaltou que isso lembra a "Marcha da Família, com Deus pela Liberdade" que antecedeu o golpe militar de 64. Pode ser um pouco cedo, mas depois dessas evidências tudo tem que ser relevado.

O fato é que consiste em um movimento que não tem objetivo de transformar o estado ou torná-lo mais justo e digno, mas sim de garantir seus interesses e suas preferências político-partidárias usando e manipulando um assunto sério que foi o acidente com o Airbus e ainda usa (assim como faz mídia e oposição) o sofrimento dos parentes e amigos das vítimas para fazer jogo político e servir de palanque para políticos oportunistas como nosso governador de São Paulo José Serra. É um movimento simplesmente ridículo e patético.


Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 License