Depoimentos

Maria Rosa Leite Monteiro -- Lembranças de Honestino

… A UnB Agência preparou uma série especial para lembrar os 31 anos do desaparecimento do líder estudantil. A série é composta por um perfil, uma linha do tempo e duas entrevistas exclusivas, que totalizam quase cinco horas gravadas. A mãe e um irmão de Honestino revelaram, entre outros temas, detalhes sobre a personalidade, vida política e pessoal e os tempos em que esteve foragido. …

Paulo Sérgio -- adaptação

MEPR — Movimento Estudantil Popular revolucionário
… Na direção da FEUB Honestino conduziria o movimento estudantil em Brasília no ano de 1968, ano de grandes mobilizações, no qual se destaca a manifestação dos 100.000 no Rio de janeiro. O ME na capital federal era dos mais combativos do país, naquela época. Dia 28 de março, no início da noite, chegavam à UnB as notícias da repressão sangrenta a uma mobilização dos estudantes no Restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro, e o assassinato do estudante secundarista Edson Luiz de Lima Souto. Imediatamente Honestino se dirigiu à biblioteca da universidade, onde se encontrava centenas de estudantes, e deu início à mobilização de protesto. Em seguida, organizou uma campanha de pichações que produziu dezenas e dezenas de inscrições nos muros da capital durante toda noite. A mobilização culminou com vasta manifestação no dia seguinte, com milhares de participantes, até os palanques comemorativos de mais um aniversário do golpe de 1º de abril foram incendiados pela indignação que tomou conta dos estudantes brasilienses. …

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 License