Atuação

[fonte: www.pco.org.br]

A AJR atua organizando as lutas da juventude nas escolas, universidades, nos locais de trabalho e moradia, nas lutas envolvendo a questão dos negros e das mulheres e também nas questões referentes à arte e à cultura.

Participamos da fundação e da organização de grêmios nas escolas de ensino médio, de entidades estudantis como Centros Acadêmicos, Diretórios Acadêmicos e Centrais de estudantes, sempre defendendo um ensino público, gratuito e de qualidade para todos em todos os níveis, além de outras reivindicações da juventude estudantil como o fim do vestibular e o livre ingresso na universidade, a constituição de governos tripartites com maioria estudantil nas escolas e universidades etc.

A AJR atua também nas fábricas e no campo, onde organiza a luta contra o desemprego e por aumentos salariais para os jovens trabalhadores, a reforma agrária com expropriação do latifúndio, jornadas de trabalho reduzidas sem redução dos salários para jovens que estudam e trabalham, entre outras.

Em todos os lugares, realizamos campanhas políticas com temas de interesse dos jovens e de toda a população, a exemplo da campanha contra a repressão aos sem-terra e a atual campanha "quero trabalhar e estudar", de defesa do ensino público e gratuito e pela redução da jornada de trabalho para 36h semanais sem redução nos salários. Nessas campanhas, distribuímos panfletos, fazemos colagens de cartazes, publicamos jornais, enviamos cartas e e-mails, fazemos festas e outras atividades para arrecadar recursos.

A AJR organiza também muitas palestras e cursos de formação política, sobre os mais diversos temas, tais como a história da luta de Che Guevara e a Revolução Cubana, a Revolução Russa, A História do Socialismo, sobre obras marxistas como O Capital de Marx, de introdução ao elementos fundamentais da teoria marxista, sobre arte e cultura (Surrealismo), sobre psicologia e sexo na juventude, entre outros.

Duas vezes por ano, a AJR realiza uma de suas principais atividades: os acampamentos de férias de verão e inverno, nos quais participam jovens de várias regiões do país que aproveitam o período de férias escolares e no trabalho para realizarem cursos de formação política, ao mesmo tempo em que divertem-se com os passeios e as atividades esportivas e de lazer organizadas pela coordenação do Acampamento, tudo em um espírito de cooperação e companheirismo opondo-se na prática ao individualismo e à superficialidade amplamente estimulados pela burguesia.

A AJR participa das atividades do movimento estudantil nacional, os Congressos da UNE e da UBES e das organizações estaduais e municipais dos estudantes, onde intervém com o seu programa e combate o carreirismo usufruido e impulsionado pelas organizações pequeno-burguesas que atuam no movimento, como o PCdoB e as correntes direitistas do PT.

Além disso, a Aliança da Juventude Revolucionária participa das campanhas políticas, sindicais e outras promovidas pelo Partido da Causa Operária, PCO, e publica um jornal de circulação nacional, além de boletins periódicos que são distribuídos em quase todos os estados do país.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 License