Descrição da Corrente
A Juventude Revolução foi fundada numa reunião por jovens estudantes durante a realização de um CONEB (Conselho Nacional de Entidades de Base) da UNE num contexto em que havia manifestações de jovens chineses na Praça da Paz Celestial pelo socialismo pelo direito à livre-organização e, durante a campanha de Lula para presidente em 1989 que mobilizou amplos setores da classe trabalhadora e da juventude e onde se fez e necessidade de se organizar a juventude numa organização autônoma a partir de nossas reivindicações e bandeiras de luta.
A Juventude Revolução é uma organização de jovens contra a exploração, a opressão e a guerra e na luta pelo socialismo no Brasil e no mundo. Nós surgimos da necessidade que todos os jovens tem de lutar pelos nossos direitos.
A Juventude Revolução foi e é solidária do movimento profundo que a classe trabalhadora fez no país ao se constituir o PT, a CUT, — na qual eram filiados alguns de seus organizadores. A Juventude Revolução se constitui defendendo a necessidade de uma organização política autônoma da juventude, levantando as mesmas bandeiras erguidas na fundação do PT — educação pública e gratuita, direito ao emprego, reforma agrária, ruptura com o FMI e a dívida externa, solidariedade com os povos do mundo na luta contra o imperialismo e suas guerras.
Somos pela revolução não só no Brasil, mas também em todo o mundo. Nos engajamos em um combate internacional pela emancipação dos trabalhadores e povos junto com jovens de mais de 20 países na Internacional Revolucionária da Juventude (IRJ).
[Fonte: texto aprovado no 8º Encontro Nacional da Juventude Revolução]