Table of Contents
|
Cartas
Carta à Sociedade
Nós, estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), estamos desde o dia primeiro de outubro ocupando a nossa Reitoria na luta pela Assistência Estudantil, pela construção de uma outra Universidade verdadeiramente democrática e popular, contra o REUNI e contra a postura autoritária do atual reitorado desta universidade. …
Informes
03/10
Inicio da Ocupação
Notas
Nota do DCE UFBA ao jornal A TARDE
21 de outubro de 2007
Moções
Moção de Apoio à Ocupação dos Estudantes da UFBa -- II EBSEEn
17 de outubro de 2007
… Apoiamos tal manifestação pelo entendimento de sua legitimidade e de sua pauta. A falta de assistência estudantil hoje é o maior motivo de evasão dentro das universidades brasileiras. …
Moção de apoio à ocupação da Reitoria da UFBa / CAP — FAED — UDESC
Nós, do Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina, manifestamos nosso apoio a ocupação da reitoria da Universidade Federal da Bahia e seus alunos que se encontram na reitoria desde o dia 1 de outubro, apoiamos a luta justa e legítima pela não precarização do ensino público.
Fazendo menção a uma Universidade crítica, criadora e popular, apoiamos a pauta de reivindicações dos estudantes mobilizados.
CAP — FAED — UDESC
Moção de Repúdio ao Reitor da UFBa / CAP — FAED — UDESC
Nós, do Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina, manifestamos nosso repúdio contra o Reitor da Universidade Federal da Bahia, que mostra em sua prática ações ditatoriais, como o corte do fornecimento de água.
O CAP, apóia todas as Universidade Federais de Ensino Superior que lutam contra o Reuni e repudia ações como a do Reitor Naomar de Almeida Filho.
CAP — FAED — UDESC
Noticiário
12/10/2007
Chefe de gabinete da Reitoria da Ufba ameaça chamar a polícia
Correio da Bahia, 12 de outubro de 2007
… “A porta estava fechada, então pedimos para abrir e chamaram o chefe de gabinete. Ele chegou e disse que ia proibir a entrada de alimentos no prédio e prometeu dificultar qualquer operacionalização nossa no sentido de tentar cozinhar”, conta a estudante de teatro, Ana Carla Oliveira. A discussão começou e, ainda segundo os estudantes, Marco Aurélio Lacerda ameaçou chamar a polícia. Depois, conforme relato do grupo, recuou em relação à entrada dos alimentos, mas manteve-se firme na intimidação à ocupação. “Eu sinto que é algo do tipo: a polícia pode aparecer a qualquer momento”, sustenta o estudante de medicina, Danilo Lobo Ramos. …
15.10.2007
Partidos traem e Reitoria ameaça, mas a ocupação da UFBA continua
MNN — Brasília 17, 15.10.2007 — Federal da Bahia Ocupada
A ocupação da reitoria da Federal da Bahia segue firme apesar dos boicotes do DCE petista e, mais recentemente, da retirada do PSTU e da ameaça do chefe de gabinete da reitoria, Sr. Aurélio, de chamar a tropa de choque para retirar os estudantes. …
Ocupação da reitoria na UFBA resiste e ganha força!
MNN — Brasília 17, 15.10.2007 — Carta da UFBA
A terça-feira (09/10) foi um dia decisivo para a Ocupação da Reitoria na UFBA. Os ocupantes sabiam que se não conseguissem dialogar com o conjunto dos estudantes, sua causa estaria perdida. Lutando contra a Burocracia Acadêmica, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) — dirigido pelo Partido dos Trabalhadores — e todos os outros tradicionais grupos do Movimento Estudantil, a tarefa não parecia ser fácil. …
16.10.2007
Estudantes fazem ressalvas a projeto de expansão da UFBA
A Tarde — Salvador — 16/10/2007 10:21
Por Fernanda Santa Rosa
A criação de 5.066 vagas nos próximos cinco anos e a implantação de 35 novos cursos de graduação na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Essas são algumas das propostas que compõem o plano de investimento da instituição até 2012. … O projeto foi criado com o objetivo de incluir a Ufba no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). …
22.10.07
Ufba aprova adesão ao Reuni e estudantes ampliam ocupação
G1 — Portal de informações da Rede Globo — 22/10/2007 13h57
… De acordo com o pró-reitor de graduação, Maerbal Marinho, o projeto da Ufba deve aumentar em 83% o número de vagas e a instituição poderá contar com 31 novos cursos e 22 turmas noturnas de cursos existentes. Atualmente, a Ufba tem dois cursos noturnos que oferecem 80 vagas. O plano prevê que o processo de expansão comece em 2008, com investimentos em reformas e construções. …
Galeria
Imagens
Vídeos
Links
dispersos
http://www.midiaindependente.org/pt/green/2007/10/398362.shtml
http://www.midiaindependente.org/pt/green/2007/10/397804.shtml
http://www.midiaindependente.org/pt/green/2007/10/397096.shtml