Ocupação da UNIR
Primeira ocupação 10.09.07 — 12.10.07
Início da segunda ocupação 23.10.07
ocupa-unir-01.jpg

Reivindicações

Reivindicações da primeira ocupação

Informes

11.07.07

Informe da Comissão de Comunicação da Ocupação -- UNIR

Os Estudantes da Universidade Federal de Rondônia vem por meio desta esclarecer à sociedade em geral os motivos que os levaram a desencadear uma manifestação que culminou com o processo de ocupação do gabinete da Reitoria. (…)

24.10.07

Estudantes da Capital e Interior se unem contra o REUNI

Por volta das 5h30min do dia 24, cerca de 50 estudantes do Campus de Rolim de Moura chegaram à Porto Velho para engrossar as fileiras de luta contra o REUNI.

Os estudantes de todo o Campus estão em greve desde o dia 2 de outubro, e estão em um processo de luta contra a implantação do ensino a distância no Campus, implantação esta que foi feita pela reitoria sem nenhuma discussão com o Departamento de Pedagogia de Rolim de Moura. Além disso, os estudantes lutam para que seja feita um sistema de encanamento de água potável no Campus, valendo destacar que há 8 meses o Campus não tem água potável.

Os estudantes demonstram total disposição de luta contra o REUNI. Barricadas foram montadas no prédio, e agora os estudantes detêm total poder sobre o prédio, transformando aquele lugar morto, onde somente corria a burocracia da Universidade, em um lugar vivo, que sirva de fato aos estudantes honestos e democráticos desta Universidade.

Termo de compromisso assinado entre a Admistração Superior da UNIR e o DCE

Manifestações de apoio

Centro Acadêmico Benevides Paixão da PUC/SP

26 de outubro de 2007

Nós do Centro Acadêmico Benevides Paixão da PUC/SP demonstramos nosso apoio às ocupações das reitorias da UFSCar, UNIR, UFSC, Unirio, UFRRJ e UFC por entender que esta ação é resposta direta ao mais brutal dos ataques do governo Lula à educação pública, ou seja, o decreto do Reuni.

Por estarmos na luta no primeiro semestre contra os decretos — em solidariedade às universidades estaduais paulistas — do Governador Serra, que seguiam a mesma lógica da Reforma Universitária e o Reuni de Lula, e entender o quão necessário é a mobilização da comunidade frente a este projeto de universidade que só vem para agilizar a lógica da mercatilização do ensino público.

Saudações,

CA Benevides Paixão
Gestão Molotov

Noticiário

Estudantes ocupam reitoria da Unir contra programa do governo Lula

Causa Operária online, 13 de setembro de 2007
Cerca de 50 estudantes da Universidade Federal de Rondônia ocuparam a reitoria no dia 10 de setembro contra o REUNI, pela construção de moradias e representação estudantil no Conselho Universitário
(…) A imprensa burguesa, sempre fiel defensora do governo, já está caluniando o movimento dizendo em matéria com o título "DCE quer impedir mais vagas e novos cursos na Unir" que "a ocupação pelo DCE da Reitoria contra este programa de expansão causou surpresa nos meios universitários e foi interpretada como uma tentativa de evitar o crescimento da Unir e reduzir o número de profissionais no mercado de trabalho. Da mesma forma como agiram em uníssono no movimento de ocupação da reitoria da USP, onde afirmavam que era um movimento de "privilegiados", as penas-de-aluguel da burguesia trabalham para esconder o fato de que estão destruindo a educação pública superior. (…)

Estudantes desocupam reitoria da UNIR

TodoRondônia, 13/9/2007 - 10:10
(…) De acordo com Alisson Gomes, “não nos furtamos em debater a expansão de vagas na UNIR. Pelo contrário, defendemos abertamente que a Universidade Federal de Rondônia possa ampliar cada vez mais seu acesso e garanta a permanência do estudante com qualidade. A expansão e a ampliação das vagas na Universidade Pública é uma bandeira que tem sido historicamente defendida pelo movimento estudantil combativo. No entanto, o decreto do REUNI não prevê formas concretas de se garantir que essa expansão se desenvolva com qualidade, uma vez que MEC trabalha com o mesmo orçamento anualmente destinado as Universidades, orçamento este que vem sendo sistematicamente diminuído no governo Lula”. (…)

Links

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 License