Assembléia relembra 40 anos da ocupação do CRUSP pelo exército

Artigo do deputado estadual Simão Pedro sobre o Ato Solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo a ser realizado em 17 de dezembro de 2008. O evento marcará os 40 anos da invasão do CRUSP pelo exército.

www.simaopedro.com.br, 04 dez 2008

A Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, presidida pelo deputado estadual Simão Pedro, realizará no próximo dia 17 de dezembro um ato solene para lembrar os 40 anos da tomada e ocupação do Crusp pelo Exército.

O lamentável episódio ocorreu em 17 de dezembro de 1968, quatro dias depois da publicação do AI-5 (Ato Institucional Número 5), o mais duro instrumento de repressão utilizado pela ditadura militar para reprimir as manifestações de oposição ao regime.

No dia da ocupação, cerca de 1,4 mil estudantes moravam oficialmente no Crusp. Muitos já haviam deixado seus apartamentos e viajado em direção a suas cidades de origem, para comemorar as festas de fim de ano ao lado de seus familiares.

Os soldados invadiram o prédio na surdina, durante a madrugada. Alguns estudantes perceberam a movimentação e conseguiram fugir. A maioria, no entanto, se rendeu pacificamente e acabou sendo presa pelo regime sem qualquer explicação.

A realização do ato solene na Assembléia Legislativa para lembrar os 40 anos da invasão do Crusp foi uma iniciativa do deputado estadual Simão Pedro. O evento deve ocorrer durante a reunião da Comissão de Educação da casa, a partir das 15h30, no dia 17.

Add a New Comment
or Sign in as Wikidot user
(will not be published)
- +
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 License