Blog da Ocupação, 03 de outubro de 2007
No dia primeiro de outubro de 2007, um grupo de residentes e bolsistas alimentação da Universidade Federal da Bahia ocupou a Sala dos Conselhos da Reitoria com o intuito de protestar contra as condições em que os estudantes menos favorecidos desta universidade vêm vivendo, condições estas que são resultado do sucateamento da assistência estudantil que, de fato, não existe na UFBA.
O estopim deste processo foi um forte vazamento de gás no restaurante universitário, localizado na Residência 1, no Corredor da Vitória, chegando a causar adoecimento dos funcionários e pondo em risco a vida dos que no ambiente transitassem, somando-se a constantes vazamentos de esgoto e ocorrências de insetos e "pedras" na comida.
Algumas pautas emergenciais do movimento (reforma do R.U. e da Residência 1, reforma da Residência 3 em 2008) foram supostamente atendidas, pois um documento foi assinado pelo pró-reitor de assistência estudantil, Álamo Pimentel, e pelo vice-reitor Francisco Mesquita, muito embora os estudantes não acreditem em tais assinaturas, devido ao descrédito histórico da atual reitoria, que até hoje não cumpriu acordos assinados e aprovados pelo Conselho Universitário há mais de 3 anos, como o funcionamento do Restaurante Universitário de Ondina.
Durante o processo de ocupação, o movimento foi ganhando forças e deixando, aos poucos, de ser apenas um movimento de residentes e bolsistas, passando a ter um caráter mais universal dos estudantes da UFBA. As pautas de reivindicação foram ampliadas e segmentos diversos de toda a universidade estão hoje alojados na Sala dos Conselhos, havendo uma tendência de ocupação de toda a reitoria com o intuito final de paralisar as atividades administrativas da mesma.
Comissão de Comunicação