Terra, 08 de abril de 2008

A União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou uma nota hoje em apoio à ocupação da reitoria pelos alunos da Universidade de Brasília (UnB). Na nota, a UNE diz que defende o afastamento do atual reitor, Timothy Mulholland, durante o período das investigações, mas entende que somente essa medida não é suficiente para resolver um problema que, segundo a entidade, é anterior.
O prédio da universidade está ocupado desde a tarde da última quinta-feira. A Justiça concedeu à Fundação Universidade de Brasília, na última sexta-feira, a reintegração de posse do prédio da reitoria e autorizou a Polícia Federal a intervir para o cumprimento da determinação judicial.
"É necessário fortalecermos o papel dos Conselhos Universitários, que foram esvaziados durante todo o período das gestões Lauro Morhy/Timothy Mulholland (o mesmo grupo há 16 anos), reduzidos a meros espaços homologatórios de decisões já acordadas em reuniões fechadas", diz a nota.
A UNE acredita que não é à toa que a assembléia dos professores foi contrária ao afastamento do reitor. "Parte significativa dos docentes dessa universidade tem algum tipo de vinculação com as fundações de apoio".
A Polícia Federal tinha dado prazo até as 15h de hoje para que os estudantes deixassem a reitoria. Por enquanto, ainda não há agentes da polícia no local.