Início da ocupação: 17 de outubro de 2007
Fim da ocupação: 24 de outubro de 2007
Manifesto
Artigos
Estudantes da Unifesp mantêm ocupação | Estado de S.Paulo | 23-out-2007 |
"Galera, o choque chegou!" | Blog da Ocupação | 25-out-2007 |
Noticiário
18 de outubro
Protesto de alunos da Unifesp termina em confronto
Folha de S.Paulo, 18/10/2007 - 09h17
… O confronto começou quando um grupo de 20 alunos tentou entrar em uma reunião do Conselho Universitário sobre o Reuni — programa de expansão universitária do governo federal —, mas foram barrados pela segurança. …
Estudantes ocupam campus da Unifesp em Guarulhos
da Folha Online, 18 de outubro
Um grupo de ao menos 30 alunos ocupa o campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em Guarulhos, na Grande São Paulo, desde a noite de quarta-feira. Os estudantes invadiram administração do campus e impedem, com mesas e cadeiras, a entrada de outros universitários nas salas de aula. …
19 de outubro
Estudantes mantêm ocupação em campus Unifesp de Guarulhos
da Folha Online
… Os estudantes entregaram à reitoria da Unifesp uma lista de reivindicações para negociação com a instituição. Os principais itens são: a não adesão da universidade ao Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais); a desativação do Conselho Universitário — órgão deliberativo da instituição com docentes, alunos e funcionários —; e melhores condições aos estudantes com a construção de um restaurante, moradias, mais professores e livros. …
Alunos mantêm ocupação na Unifesp
GuarulhosWeb, sexta-feira, 19 de outubro de 2007 às 18:39
… Segundo os estudantes, desde março eles tentam, sem sucesso, um canal de comunicação direto com a reitoria da universidade. Uma das reivindicações, segundo apurou o GuarulhosWeb, é a melhoria das condições de ensino e permanência do estudante na universidade, como a instalação do restaurante universitário, moradia estudantil, transporte, aumento do acervo da biblioteca e a contratação de professores. …
24 de outubro
Policia retira estudantes que ocupavam campus da Unifesp
da Agência Folha — 24/10/2007 - 04h48
… Segundo o 3º Batalhão de Choque, 130 policiais militares da companhia e mais quarenta 40º Batalhão da PM de Guarulhos participaram da ação. Por volta das 3h de hoje, os manifestantes começaram a sair pacificamente, sem que a policia entrasse no prédio. eles saíram levando colchonetes e outros pertences.
PM desocupa campus da Unifesp na madrugada
GuarulhosWeb, quarta-feira, 24 de outubro de 2007 às 09:36
Os policiais chegaram ao local por volta das 2h30 desta quarta-feira com o objetivo de cumprir o mandado de reintegração da posse expedido na segunda-feira, 22, pela juíza Adriana de Zanetti, da 2ª Vara Federal do município. …