Nota Pública sobre a Ocupação dos e das estudantes à reitoria

DCE-USP, 06 de maio de 2007

O Diretório Central dos e das Estudantes (DCE)-Livre da USP “Alexandre Vannucchi Leme” apóia a ocupação da reitoria realizada por estudantes, que teve início no dia 03 de maio, reivindicando um posicionamento da reitoria sobre os decretos expedidos no início deste ano pelo governador José Serra, que atentam contra a autonomia da universidade.

O movimento estudantil da USP, conforme deliberado nos últimos Conselhos de Centros Acadêmicos (CCA) nos dias 17/03/07 e 14/04/07, se posiciona contrário a essas medidas por entender que ferem a autonomia financeira, administrativa e pedagógica da universidade, comprometendo o livre pensamento e seu caráter público. Defendemos a revogação dos decretos e a necessidade da comunidade universitária se incorporar nessa luta.

O DCE-Livre reafirma as bandeiras do movimento estudantil: defesa da universidade pública, de qualidade, gratuita; e ressalta a emergência da ampliação da política de permanência — moradia, bolsas e alimentação.
É fundamental que a universidade mantenha os espaços de dialogo com o movimento estudantil e com toda comunidade universitária sobre as implicações imediatas e de longo prazo dessa política. A gestão “Camarão que Dorme a Onda Leva” defende ampliar a participação na luta contra os decretos, pois entende que o movimento não se restringe a estudantes organizados. O DCE-Livre se responsabiliza em convocar o corpo discente às assembléias e CCAs, que são os espaços legítimos do movimento. Esclarecemos que através da formalização do convite para audiência pública do dia 03 de maio procuramos diálogo com a reitoria, porém, esta não enviou representantes, o que serviu de justificativa para ocupação da reitoria por setores do movimento estudantil.
O DCE-Livre ressalta a importância da preservação do patrimônio público e se coloca contra qualquer forma arbitrária de punição ou repressão a estudantes que participam da ocupação, por entender que este é um instrumento legítimo de reivindicação.

Cidade Universitária, 6 de maio de 2007.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 License