Carta dos estudantes da Unesp e Fatec aos estudantes da USP, UNICAMP e FSA

Neste ano, nós estudantes das estaduais paulistas desempenhamos uma grande luta contra o sucateamento e a privatização do ensino superior público. Nossa greve radicalizada, com a ocupação da reitoria da USP, duas ocupações na UNICAMP e 9 ocupações na UNESP obrigaram o governador a um leve recuo, embora não o tenha feito revogar os decretos. Agora, baixada a poeira, o governador com suas reitorias avança num assustador ataque aos lutadores desta greve, com expulsões e até sentenças de prisão! Trata-se de punir justamente os que lutam em defesa da educação. O mesmo vem ocorrendo na Fundação Santo André, uma instituição pública, porém de caráter privado, em que frente à mobilização dos estudantes contra o aumento de mensalidades (um absurdo a própria existência destas), a reitoria com o aval do governador nada mais fez que mandar seus cães de guarda para reprimir os estudantes.

A repressão e criminalização das lutas não se dá só ao movimento estudantil e de funcionários das Universidades. O mesmo tem ocorrido com demissões no METRÔ, prisões de controladores de vôo (por que não prendem o dono da TAM?), corte de pontos no INCRA entre vários outros.

Frente à isso, nós estudantes da UNESP achamos urgente construir uma grande campanha contra a repressão. Propomos organizar um Comando Estadual Contra a Repressão, com delegados eleitos nas assembléias de base (1 delegado a cada 50 estudantes), que levante esta campanha com camisetas, abaixo-assinados, panfletos, impulsione a mobilização e se dirija às entidades sindicais e estudantis como a CUT, CONLUTAS, INTERSINDICAL, UNE, CONLUTE e FÓRUM DAS SEIS para que impulsionem nacionalmente esta campanha, contribuindo de todas as formas para este movimento, utilizando seus próprios meios de comunicação e colocando matérias em mídias pagas para divulgar a situação de repressão que sofrem os trabalhadores e a juventude.

NENHUMA PUNIÇÃO AOS QUE LUTAM EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA!
PELO EFETIVO DIREITO DE GREVE! NÃO ÀS DEMISSÕES E CORTES DE PONTO!

ESTUDANTES DA UNESP/FATEC
XIX Congresso de Estudantes da Unesp/Fatec

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 License