Manifesto dos Estudantes Ocupados na Reitoria da PUC-SP

Blog da Ocupação, 05 de novembro de 2007

MANIFESTO DOS ESTUDANTES OCUPADOS NA REITORIA DA PUC-SP


Ocupamos a Reitoria nesta noite como forma de protesto pela maneira com a qual o Redesenho Institucional, demissões e bolsas vem sendo tratadas nesta universidade. O verticalismo burocrático tem mantido toda a comunidade puquiana à margem de um dos mais importantes processos pelo qual essa universidade já passou. Nós, os estudantes, seguidamente pagamos o pato das políticas desastradas da gerontocracia universitária. Basta! Não aceitaremos a intervenção da tropa de choque neste ato político, como é costume dos poderosos da burocracia universitária. Basta! Não ficaremos calados, conforme é a vontade dos de cima. Basta! Democracia se faz de forma direta, sem conselhos de fantoches, sorrisos e bocas. Basta de laboratórios picaretas e mensalidades altas. Realmente, do alto do castelo, a vista é linda.

Quem sabe o que é o Redesenho? Estamos aqui para debater com cada estudante, de portas abertas, para construir opiniões e consensos. Sim, a Reitoria da PUC-SP não é mais um claustro, à mando da Santíssima Trindade (Pai, Cúria, Bradesco Santo).

O movimento estudantil da PUC não consentirá com tais medidas arbitrárias. Propomos pelo momento:

— Só haverá negociação mediante o resultado das assembléias de curso e com a garantia de não haver nenhuma forma de repressão tanto pela Graber quanto pela polícia.
— Anulação do Processo de Redesenho Institucional. Por um processo realmente democrático, construído pela comunidade.
— Pela revogação da atual política de bolsas que impede os primeiranistas de terem acesso à universidade. Queremos bolsas que atendam as reais necessidades dos estudantes e que a abertura deste novo edital se dê mediante à participação dos estudantes.
— Nenhuma demissão de professores e funcionários. Chega de demissões!
— Nenhuma punição aos estudantes ocupados. Choque então, nem pensar.
— Solidariedade as demais ocupações em todo o Brasil. A nossa luta é uma só!

Amanhã acontecerão assembléias por toda a universidade para discutir as demandas especificas de cada curso frente ao processo de Redesenho.

NÃO PASSARÃO

Estudantes ocupados da Reitoria da PUC-SP

Comentários

Novembro 6th, 2007 em 4:27 am
Ex-ocupante USP Disse:
Completamente apoiado!
Chega dessa palhaçada mercantilista. Quando será que (eles=cúria,governantes,papa e o diabo a quatro) aprenderão que a educação se faz com excelência educacional, com políticas adequadas, muito debate e não essa imposição de “reestrutura” “redesenho” (que diabo está oculto ae?) que visa somente ou aproximadamente o lucro de alguns, daqueles mesmos que hoje se vangloriam terem lutado contra uma ditadura! A ditadura ainda não acabou, os senhores aristocratas e os clérigos velhinhos ainda estão lá e unidos com os centros financeiros do Terror educacional, basta a tudo isso, somente a nossa geração (e as futuras) terá(ão) a capacidade de poder dizer que “aquela” ditadura acabou, mas para isso todos temos que nos unir para esse fim que é o único que no mínimo tangencia a liberdade, a EDUCAÇÃO!

Guilhotina neles!

ex-ocupante da reitoria da USP, aluno de Filosofia

Novembro 6th, 2007 em 5:22 am
estudante da uff Disse:
Oi, companheiros!
Força para vocês! Aqui na UFF, como devem saber, nós ocupamos a reitoria e o reitor mandou a polícia federal fazer reintegração. O REUNI não passou na UFF, e a luta ainda continua!
Como estão as condições da ocupação? E a polícia? Estamos querendo saber pq a repressão vem aumentando junto com a luta. Força para vcs!
Um grande abraço!

Novembro 6th, 2007 em 10:23 am
Ex Puquiano Disse:
Dou total apoio aos companheiros! A gestão de Maura Veras é sem dúvida a pior de todos os tempos! Seus assessores são os piores de toda história da universidade! Apoio à invasão, e apoio à participação da comunidade no Redesenho da Instituição!
Abaixo Maura Veras!
Abraços!

Novembro 6th, 2007 em 10:33 am
Aluno Fmu Disse:
Continuem na luta. Todas os alunos universitários precisam unir-se para que parem os absurdos que ocorrem causados pela direção. Na FMU tambem houve um corte horrendo de professores e salas lotadas. Estamos lutando e conseguindo reverter o quadro. Continuem lutando vocês também!

//Novembro 6th, 2007 em 10:39 am
ATACHA Disse:
Parabéns puquianos uma hora vocês tinham que sair da redoma de vidro que separa-os de outras universidades. Mas vivam a realidade, vocês estão em uma universidade parte particular, com acesso para poucos privilegiados, inclusive economicamente e a implantação do plano de bolsas compete ao MEC e a Universidade. SEjam felizes em sua empreitada, vão em frente, cresçam com isso.

Novembro 6th, 2007 em 10:41 am
Renato Disse:
Gostaria de entender a lógica de vocês.
A faculdade está passando por sérios problemas financeiros. Apesar disto vocês exigem mais bolsas, redução das mensalidades e o fim das demissões. E querem impedir que a faculdade faça o que tem que fazer para se recuperar.
E que imbecilidade é esta de exigir um processo de mudança democrático. Isto é uma instituição privada seus palhaços. Quem manda são os donos. Democracia não tem nada a ver com isto.
Espero sinceramente que os responsáveis pela instituição não sejam frouxos e façam valer seus direitos exigindo que polícia remova estes vagabundos desocupados.

Novembro 6th, 2007 em 10:47 am
C. Marques Disse:
Nos chega as primeiras notícias da Ocupação da Reitoria da PUC-SP, desde as primeiras horas do dia os comentários na Universidade expunha a alegria e empolgação dos estudantes devido a notícia. O próximo passo é trabalhar para manter a ocupação com vista à negociação com a reitoria. Estender a ocupação a outras universidades do estado e orientarmos um programa comum de reivindicação política.
Um abraço e até mais.
C. Marques
Filosofia - PUC-Campinas

Novembro 6th, 2007 em 10:49 am
Ricardo D Disse:
Totalmente apoiado!
Pagar essas mensalidades estrondosas da PUC não é nada fácil, e pelo o que eu estou vendo as coisas não estão mais como antigamente, a reitoria da Universidade me parece meio perdida e cometendo muitos erros, sejam eles administrativos ou não.
Fico realmente muito feliz pelos alunos que não estão tomando aquela posição passiva de ficar sentado e esperando as coisas acontecerem e no final aceitar a decisão dos outros, dicisões que quem irá pagar o pato são os universitários.
NUNCA PASSARÃO (Capt Nascimento)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 License