O Projeto de Redesenho Institucional da Reitoria da PUC-SP

Blog da ocupação, 6 de novembro de 2007

A tática que a Reitoria está utilizando para implementar seu projeto é a de, em momento nenhum, falar das mudanças estruturais concretas que ocorrerão na estrutura da universidade. Tudo começou com as reformas curriculares que desmantelam os cursos, mudança radical na política de bolsas, repressão cada vez maior, endurecimento nas negociações com estudantes inadimplentes, terceirização do setor de cobrança da Universidade. O Redesenho é a cereja e o chantilly do bolo.

Precisamos discutir e entender todos os argumentos utilizados pela Reitoria para justificar seu projeto para que possamos combatê-los. Diante deste quadro de crise financeira insustentável da universidade é preciso que, além de uma saída imediata para a resolução da questão, se tenha também uma saída que, a longo prazo, resolva as contradições que são parte de problemas estruturais da PUC-SP. Novamente, o que queremos dizer é que a PUC-SP não pode manter-se mais como uma universidade de caráter comunitário ao mesmo tempo em que se adapta às mais novas exigências do mercado. Tal contradição a Reitoria já vinha tratando de resolver antes mesmo do Redesenho, mas este é, sem dúvida, o golpe final.

As medidas que a Reitoria propõe em seu projeto de RI concentram, por um lado, o acordo firmado no Termo de Ajustamento de Conduta do ministério público e por outro lado, os projetos estabelecidos no PDI da universidade. Ou seja, o Redesenho Institucional é também uma adequação às exigências estabelecidas pelo MEC, de um lado, às pressões pelo cumprimento do acorsdo com o Ministério, por outro.

Neste sentido, grande parte do ataque concentrado no projeto de RI tem a ver com as mudanças que estão sendo estruturadas na PUC-SP estão sendo feitas por conta de pressões políticas e financeiras vindas de fora da universidade. O MEC quer reformar toda a universidade brasileira. E a Fundação São Paulo quando firmou o TAC com o Ministério Público Federal, decidiu por toda a comunidade onde seriam feitos os cortes de gastos, de que forma seriam feitos e quando seriam feitos. A comunidade não teve nenhuma participação. E não terá no processo, pois apenas o CONSUN votará as propostas, e já aprendemos que ele não passa de um jogo de fantoches. A pouca participação que temos pode desaparecer.

Essa proposta também levanta a questão de instauração dos institutos na PUC. Eles vêm para substituir a atual estrutura acadêmica da universidade, dividida em faculdades, departamentos e centros. Para isso, se baseia em uma convenção dos institutos de pesquisa que determinam as grandes áreas do conhecimento, que reúnem as diversas faculdades do conhecimento humano. Sob o véu dos institutos, a reitoria justifica a extinção dos conselhos intermediários, diminuindo a participação estudantil e cristalizando a burocracia. Além disso, os institutos deverão se auto-sustentáveis do ponto de vista fnanceiro. É nesse ponto que está a abertura ao capital privado, como na PUC-RIO, onde a faculdade de jornalismo é patrocinada pelas fundações Roberto Marinho e Fundação John F. Kennedy. Tem até bustos para os benfeitores. Essa influência financeira rapidamente se torna influência acadêmica.

A luta contra o redesenho está pautada por uma educação de qualidade, acessível e a serviço da comunidade e da sociedade.

Comentários

Novembro 6th, 2007 em 11:24 am
Mariana Disse:
Não entendi nada.
De novidade em reforma só vi mudarem o curso de adm pra 4 anos (que nem novidade é, já que foi no início do ano).
Os problemas, inclusive, eu vejo eles um pouco mais estabilizados (digo, menos bagunçados), tudo aconteceu no ano passado. Não neste ano.
A única coisa que vejo de novo por agora é a reforminha no prédio novo. O que é mais que necessário, aquilo ainda vai cair nas nossas cabeças um dia.

Novembro 6th, 2007 em 11:25 am
Tom Disse:
Bem acho que a ocupação desde que seja pacifica pode surtir efeito, pois que temos que lutar por um ensino de qualidade que são coisas que não vem acontecendo neste país, o ensino tem declinado cada vez mais. Firmes nesta luta e parabéns pela atitude o governo tem que acorda parar de somente roubar e não dar atenção ao povo, pois que fomos nós que colocamos eles lá no governo. Nos unamos para tornar este país melhor e que chutemos os corruptos de nosso país.

Novembro 6th, 2007 em 11:41 am
Mariana Disse:
Mas eu acho um tanto quanto precipitado uma ocupação. Meu, a gente paga a faculdade e ainda inventa de fazer greve.
Quanto ao ensino, os profs são bem ruins….. pelo menos a maioria.
Pra mim, o grande problema é pagar o que pagamos pra quase não termos aulas e estas serem de baixa qualidade.

Novembro 6th, 2007 em 12:01 pm
lípio Disse:
Parodiando Brecht: Primeiro eles vieram e levaram meus amigos, eu não me importei; em seguida, vieram e levaram as flores do jardim; também não me importei; então, vieram com força total e levaram a primavera, mas já era tarde demais…
Como ex-filho da PUC (me formei em 1995), assisto com tristeza tentativas da Reitoria, como as denunciadas pelos estudantes ocupados.
Se “onde há fumaça há fogo”, é preciso exigir sim que a direção da PUC haja de forma transparente.
Como professor da rede esuadual de ensino, já participei de diversas manifestações públicas e políticas contra medidas pretendidas pelo governo do Estado, inclusive retirando direitos de professores contratados.
Como ex-aluno da PUC sou solidário a qualquer movimento que represente a resistência até mesmo contra indícios deautoritarismo.

Novembro 6th, 2007 em 12:16 pm
Paulo Disse:
Caros colegas universitários,

Não faz muito tempo, a USP passou por situação parecida, porém por razões um tanto diferentes das suas, dentre elas a ameaça à sua autonomia.

Infelizmente, as informações são irresistivelmente manipuladas pelos meios de informação, tornando praticamente impossível se abster das deturpações que publicações nada sérias, tais como nossa conhecida Veja ou dos informes da Rede Globo. Até mesmo os alunos que tiveram um contato mais próximo com as verdadeiras raízes do problema apresentaram, em algum momento, alguma dúvida sobre a legitimidade das reivindicações uspianas.

Infelizmente, a população brasileira é bastante pobre de entendimento educacional, o que é culpa do sistema como um todo. Basta observar o quanto uma política do tipo ProUni agrada maravilhosamente a todos, quando, na verdade, o que se perde é o espaço do ensino gratuito de melhor qualidade. Não falo aqui contra as bolsas que a PUC oferecem e que — não sei ao certo — podem até mesmo estar ligadas ao programa ProUni. O que digo é: tenho certeza que o custo de suas bolsas não é descontado da Universidade ou do bolso dos outros alunos, pagantes.

Não procurem buscar compreensão de muita gente. Mas usem esse espaço onde, livre de censura, possam publicar sua verdade. Cuidado com os participantes menos sérios do movimento que podem, com uma simples ação, manchar bastante a imagem do movimento.

No momento, ainda não posso declarar com certeza meu apoio ou minha desaprovação ao movimento. Procurem divulgar com mais clareza suas razões e, se há mentira no que dizem por aí sobre seu movimento, utilizem este espaço para desmentir.

Boa sorte (e — por que não? — juizo!)

Novembro 6th, 2007 em 1:28 pm
Tato Disse:
Colegas, vocês precisam postar aqui neste blog qual é a proposta desta dita vil Reforma! O maior papel do blog é ser uma arma a favor da verdade, e criar bases sólidas para formação da opinião dos visitantes, mas isso não será possível somente com moções de apoio, manifestos e comentários acerca dos fatos.
Publiquem fotos (censurem os rostos) e a proposta desta Reforma. Gravem as conversas com as autoridades universitárias, políticas e policiais e publiquem também.
Muito importante: façam um blog de reserva, postando as mesmas coisas nos dois, mas só divulguem o endereço se acontecer o mesmo que aconteceu com o blog da ocupação Uspiana: da noite para o dia, como num passe de mágica, sumiu do servidor (boicote!) …
E não deixem a situação sair do controle com relação aos aproveitadores… Ou seja, tranquem bem todos os laptops, pendrives e retroprojetores…
Mais que qualquer coisa, tenham muita sabedoria ao conduzir essa ocupação.

Novembro 6th, 2007 em 2:47 pm
Mari Disse:
A verdade é que eu não entendi nada mesmo. Não sei o que a faculdade alega, o que vocês ocupados alegam e menos ainda que raio de RI é esse.

Novembro 6th, 2007 em 2:49 pm
Marcelo Disse:
Sou estudante da letras-usp e faço parte da atual gestão do CA Oswald de Andrade.
Desejo manifestar aqui todo o apoio de nossa gestão à causa dos ocupados da PUC. Creio ser o momento de manifestar a nossa indignação contra a educação feita para as empresas e contra a liberdade dos cidadãos.
Creio, também, ser um completo absurdo haverem alunos manifestando seus mesquinhos interesses particulares em detrimento da causa dos estudantes, como há aqui, em alguns comentários deste blog.
Seguiremos adiante!

Novembro 6th, 2007 em 2:50 pm
Anônimo Disse:
Li nesses comentários algumas msgns contrárias à ocupação. É entristecedor ver estudantes da mesma universidade(pois me parece serem de outra universidade), não tendo o conhecimento das causas e motivos do movimento, possam se manifestar tão absurdamente contrários e, até mesmo ofender os colegas de faculdade que aderiram á ocupação! Vamos lembrar aqui que o resultado do debate será algo que alcancará a todos, até os que se manifestam contrariamente!
Aliás a palavra central é exatamente esta: DEBATE! Queremos debater! Como um simples exemplo da situação de não informação, aqui mesmo no Blog, temos pessoas que não entendem exatamente o que muda com o Redesenho e como isso vai nos afetar! A resposta certa e clara não tenho, até porque não se sabe exatamente a real proporção do RI, justamente por não ter sido exposto à toda comunidade puquiana.
Se como uma amiga expressou a cima, o ensino pra ela esta ruim, com professores ruins, imagina com uma nova grande onda de demissão! E ai é que mora a minha indignação! Se as pessoas tbm não estão satisfeitas, porque não se manifestam, não buscam seus direitos juntamente com os movimentos que aqui estão predispostos tbm a lutar pelos objetivos comuns da Universidade. Por medo? Por comodismo? Ou simplesmente acham que tudo esta ótimo, perfeito e que tudo ficar do jeito que “ela” quer? Não creio que isso seja possível, a não ser que vcs estejam mesmo querendo uma universidade sucateada, que crie mais um bando de robozinhos como os que vemos saindo de tantas UNI’s alguma coisa por aí afora! Se é isso o que querem ótimo, não se manifestem mesmo!
Mas de boa, é muita ignorância ser contra algo que não conhece, que não sabe do que se trata! Porque até para vc ser contra alguma coisa vc tem que ter o mínimo de conhecimento sobre o assunto!
Queremos uma universidade justa e democrática! Que nos ofereça um ensino a altura do que pagamos, e que extamente por pagarmos temos o direito de opnar e participar da vida acadêmica! E por isso lutamos e não vamos desistir sem tentar!

Novembro 6th, 2007 em 3:07 pm
Mari Disse:
Quanto à ocupação, eu acho desnecessário, houve até boletim em delegacia falando que quebraram PCs, fax, danificaram uma parede e agrediram seguranças…. não sei se é verdade, mas se tivesse sido pacífico, com certeza a puc não teria como fazer tal acusação.
E esta onda de demissão, vai demitir quem? Professores aleatórios? Justamente os professores ruins? Temos muitos profissionais sem prestígio nem qualidade de ensino.
Com tantas demissões assim, se for como vocês estão falando, teremos de contratar mais professores.
Será que a puc não está preocupada com o conceito do seu ensino? Já que, desde a imensa crise, o ensino dela tem sido muito questionado.
Aos ocupados: vocês sabem qual a preocupação da puc? qual o objetivo desse redesenho? quais mudanças seriam essas?

Novembro 6th, 2007 em 4:58 pm
Anonimo Disse:
Mari…
Os professores demitidos da História, são professores extremamente competentes…enquanto tem mto titular q não quer saber de dar aula, mas não é demitido pq tem influencia la dentro.
São 7 professores a menos só na História! claro que quem é da FEA ta pouco se fudendo pra isso, pq é do costume deles, pensar só neles!
Mas é isso aí galerinha, cuidado pq o redesenho tbm vai chegar em vcs, aí vcs vão chorar por apoio!!

Novembro 6th, 2007 em 5:25 pm
Aluno ocupante! Disse:
Justamente pelo fato de existirem muitas questões a serem descutidas e muitas incertezas sobre o RI é que buscamos um DEBATE DEMOCRÁTICO, com clara exposição de todos os pontos, o que até o momento não aconteceu.
Vamos deixar claro que não houve destruição do material da reitoria, que inclusive foram guardados justamente para evitar qualquer tipo de acidente. NENHUM SEGURANÇA FOI AGREDIDO!
A questão das demissões, especialmente para alguns cursos é realmente preocupante. Na História, com a demissão de TODOS os professores substitutos, não teríamos professores da área para a ministrar determinadas aulas. Com isso professores de outras áreas dariam as aulas, pois as demissões não estão focadas em qualidade de ensino (longe disso), mais sim em pontos burocráticos diversos, o que compromete e muito, além da indecisão pela definição da grade curricular, a qualidade do curso oferecido. Acrescentando a isso a junção de salas e a brusca diminuição, quando não o corte total (como no curso de Ciências Sociais) de matérias da licenciatura.
É claro, atraves das atitudes frente às reivindicações dos alunos, que a preocupação da PUC não é com a qualidade do ensino que oferece! Questões burocráticas estão muito à cima!
O que é totalmente inaceitável é ter alunos DESINFORMADOS SOBRE A REALIDADE DE SUA PRÓPRIA UNIVERSIDADE, EGOÍSTAS FRENTE A UMA SITUAÇÃO QUE TAMBÉM ATINGE À ELES, MAU EDUCADOS POR OFENDEREM UMA SÉRIE DE PESSOAS QUE INDEPENDENTEMENTE DE POSIÇÃO POLÍTICA (O QUE A MAIORIA DAS PESSOAS QUE ESCREVEM ESSAS OFENSAS RÍDICULAS NÃO TÊM)TRABALAHAM COMO TODO MUNDO E PAGAM A MENSALIDADE ASSIM COMO A MAIORIA DOS ESTUDANTES DA PUC, ALIENADOS EM SEU MUNDINHO PERFEITO, PARTICIPANDO DE DISCUSSÕES SÉRIAS SEM O MENOR CONHECIMENTO.
Um pedido à estas pessoas, informem-se, leiam, discutam e, ai sim, venham, e serão muito bem recebidos, ao debate.

Novembro 6th, 2007 em 6:09 pm
Mari Disse:
Não sei se foi referente à mim a parte de alunos desinformados.
Caso seja, já digo que deixo claro que tenho dúvidas (inclusive não respondidas) e estou nesta discussão para entender o que vocês e a PUC propôem.
Me parece que ninguém sabe realmente o que a PUC está propondo.
Por isso mesmo eu faço esses questionamentos, já que acho importante todos refletirem antes de tomar atitudes como ocupação e greve.
Se o interresse dos ocupantes for realmente ter uma conversa e compreender, assim como discutir com os responsáveis pelo redesenho, sua reinvindicação já foi atendida, com a proposta da PUC de 6 representantes terem suas dúvidas esclarescidas e seus argumentos ouvidos desde que desocupem a reitoria até as 18h.

Novembro 6th, 2007 em 7:20 pm
Wilson Disse:
A Assembléia do Direito, realizada pela manhã, votou contra a Ocupação.
A proposta venceu por 90 votos contra 65.
Falta o turno da noite, mas a espectativa é que o resultado se repita, ou amplie!

Novembro 6th, 2007 em 8:24 pm
Conformista Disse:
Pra quê ocupar?
A puc só está seguindo as outras instituições de ensino: se adequando às demandas do mercado.
Engulam as deliberações da reitoria sem nenhum piu!
Evitem incômodos, sejam cidadãos de bem: trabalhem, acumulem bens, constituem uma família e peçam segurança do Estado face aos atos de desordem.
Não queiram evitar o inevitável. O destino já está traçado.

Novembro 6th, 2007 em 9:23 pm
Só mais um oprimido Disse:
É triste ver o quanto se sentam calados e dizem que se importam…
É obvio que essa resistência vêm acontecendo desde a década de 90, cada vez mais esporadicamente, não pelo redesenho institucional, nem pela demissão de professores ou reformas de prédios… Tudo isso faz parte de um longo contexto em que vive o ensino universitário em São Paulo e no Brasil. Não vale aqui discutir se as Unis espalhadas em cada esquina da cidade são imbatíveis em termos de lucro e falta de qualidade de ensino… Ou que o país viveu várias crises nesse longo processo. A única certeza que temos é que durante estes anos nossa universidade foi muito mal administrada, e ao meu ver, continua sendo. Opa eu disse nossa? Será que ela ainda é nossa, ou nós é que somos dela? Mas ela não é dos bancos? Mais que isso… Podemos ver fora da esfera puquiana que a nossa vida particular e social também são dos bancos, como os comentários nesse mesmo blog “Meu, a gente paga a faculdade e ainda inventa de fazer greve.” (desculpe Mariana, nada pessoal)
Por que uma universidade das mais caras do país se importa com temas como democracia, desigualdade e não em formar apenas peões caítalistas enquanto a faculdade pode ser um centro do saber e da cultura? Por que virou mais uma empresa que tenta se livrar dos prejuízos e um dia se salvar, chegar no lucro… Prejuízo que nem de longe atinge a vida dos seus administradores e professores de cursos da FEA e do Direito por exemplo… Por que será que isto acontece?
E depois de muitas invasões na reitoria, assembléias exaltadas que terminam em briga, panfletos e manifestações, qual o resultado obtido?
Ou pior ainda, como estaríamos sem essas pequenas manifestações que são esmagadas pelos filhinhos de papai que estão mais preocupados com seus futuros individuais, onde reinarão economicamente mas não poderão sair na rua com medo dos bandidos (desculpem quem vestiu a carapuça)…
Sempre onde houver resistência, por menor que sejam as esperanças, estarei apoiando, mesmo que a maioria dos manifestantes nem saibam pelo que estão lutando… Infelizemente é assim…
(Para os críticos de plantão, me desculpem os erros gramaticais)

Novembro 8th, 2007 em 1:09 pm
Felipe Disse:
TOTAL APOIO A OCUPAÇÃO !!! O RESEDENHO PROPOSTO É UMA VERDADEIRA FRAUDE QUE IRÁ ACABAR COM A PUC-SP.
A OCUPAÇÃO É UMA FORMA LEGÍTIMA DE PROTESTO, NÃO HOUVE ESSE QUEBRA QUEBRA COMO A REITORIA ALEGA, TODO O PATRIMONIO ESTÁ BEM PRESERVADO NENHUM COMPUTADOR OU QUALQUER OUTRO BEM FOI QUEBRADO.
É UM ABSURDO FALAREM QUE AS PAREDES FORAM DERUBADAS, O QUE CAIU FORAM AS FRÁGEIS DIVISÓRIAS DE MADEIRA. NÃO HOUVE AGRESSÃO NENHUMA A NINGUÉM ESSAS ALEGAÇÕES SÃO FRAUDULENTAS VINDAS DA REITORIA.
A REITORIA IPÓCRITA SE MANIFESTA COM SINISMO MÁXIMO E FALTA DE RESPEITO PELO MOVIMENTO COM A FINALIDADE DE ENFRAQUECE-LO , POREM NÃO SURTIRÁ EFEITO.
A ONGDOBONG + TURISMO PUC + APOIA A OCUPAÇÃO COMO UMA LEGÍTIMA E INDISPENSÁVEL FORMA DE PROTESTO.
FELIPE - ALUNO DO FINADO CURSO DE TURISMO PUC-SP.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 License