Livros
Paris: Maio de 68 -- Solidarity Data de publicação: junho de 1968
Tradução: Leo Vinicius
Editora: Conrad Livros — Coletivo Baderna
Este texto foi publicado originalmente em junho de 1968 como uma brochura do grupo inglês Solidarity. Ainda que não traga assinatura, o texto é com freqüência atribuído a Maurice Brinton, o que também não ajuda muito na identificação das origens: Maurice Brinton seria o pseudônimo de um famoso neurocirurgião de Londres. Apesar dos mistérios, o Solidarity foi talvez o principal grupo a desenvolver uma crítica marxista libertária na Inglaterra dos anos 60 e 70.
No final de 1967, o Solidarity foi um dos raros grupos marxistas a perceber de imediato os rumos que tomava o movimento estudantil na França. Por isso já estavam em uma posição privilegiada para observar o que aconteceu em maio do ano seguinte.
Direito à verdade e à memória: Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (c) 2007 Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República
Formato: PDF
Este livro-relatório tem como objetivo contribuir para que o Brasil avance na consolidação do respeito aos Direitos Humanos, sem medo de conhecer a sua história recente. A violência, que ainda hoje assusta o País como ameaça ao impulso de crescimento e de inclusão social em curso deita raízes em nosso passado escravista e paga tributo às duas ditaduras do século 20.

Jogar luz no período de sombras e abrir todas as informações sobre violações de Direitos Humanos ocorridas no último ciclo ditatorial são imperativos urgentes de uma nação que reivindica, com legitimidade, novo status no cenário internacional e nos mecanismos dirigentes da ONU.

Ao registrar para os anais da história e divulgar o trabalho realizado pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos ao longo de 11 anos, esta publicação representa novo passo numa caminhada de quatro décadas. Nessa jornada, uniram-se para um esforço conjunto brasileiros que se opunham na arena política imediata.
Dossiê dos mortos e desaparecidos políticos a partir de 1964 Formato: PDF
Comissão responsável: Maria do Amparo Almeida Araújo… et al.
Prefácio: Dom Paulo Evaristo Arns
Apresentação: Miguel Arraes de Alencar.
Editora: Companhia Editora de Pernambuco, 1995.
Guerrilheiras do Araguaia: os caminhos de quatro jovens militantes Autores: Iano Flávio de Souza Maia; Renata Coimbra Siqueira e Dantas; Verónica María Savignano.
Projeto Experimental, modalidade livro-reportagem.
Monografia (conclusão de curso) — Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Centro de Linguagem e Comunicação. Faculdade de Jornalismo.
Orientador: Bruno Fuser
Ano: 2006
Berkeley: The New Student Revolt Autor: Hal Draper
Introdução: Mario Savio
Resumo: From the middle of September 1964 until the end of the year, followed by an armistice-like lull in January, the University of California campus at Berkeley was the scene of the largest-scale war between students and administration ever seen in the United States. It was also the scene of the largest-scale victory ever won in such a battle by students, organized as the Free Speech Movement.

It had everything in terms of American superlatives: the largest and longest mass blockade of a police operation ever seen, the biggest mobilization of police force ever set up on any campus; the biggest mass arrest ever made in California, or of students, or perhaps ever made in the country; the most massive student stake ever organized here. It was, in sum, by far the most gigantic student protest movement ever mounted in the United States on a single campus.
Vozes da Democracia : histórias da comunicação na redemocratização do Brasil. Formato: PDF
O papel da comunicação no processo de resistência à ditadura militar na redemocratização do Brasil. Essa é a temática do livro Vozes da Democracia.

A obra reúne 23 textos, escritos por 32 repórteres de todo o país, que relatam o fortalecimento da comunicação comunitária, o retorno da liberdade nas redações e a diversidade dos veículos de informação cada vez mais populares e independentes.
Editora: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo & Intervozes — Coletivo Brasil de Comunicação Social
Ano: 2006.
Estudantes e Ideologia no Brasil Autor: Marcos Antônio Coimbra
Editora: Achiamé
Formato: JPEG scanneado
Movimento Estudantil e consciência social Autor: José Augusto Guilhon Albuquerque
Editora: Paz e Terra
Formato: JPEG scanneado
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 License